Revolta de Beckman: Resumo

revolta de beckman resumo consequências resultado onde ocorreu como terminou


Neste resumo, nós vamos falar tudo o que você precisa saber sobre a Revolta de Beckman (causas, consequências, desfecho, resultado). Ela foi uma revolta nativista do período colonial. 

A Revolta de Beckman


Onde ocorreu: Maranhão 
Quando ocorreu:1684
Líderes: irmãos Manuel e Tomás Beckman. 
Causa: insatisfação com a Companhia de Comércio do Maranhão
Desfecho: revolta fracassou (líderes presos  e enforcados)

Envolvidos
Companhia de Comércio do Maranhão X população, comerciantes e fazendeiros

* * *

Em 1682, Portugal criou a Companhia de Comércio do Maranhão (uma espécie de "empresa") para ajudar a economia da região (que estava carente e abalada com o fim do Ciclo do Açúcar). 

A Companhia tinha o objetivo de suprir os proprietários rurais com escravos, além de vender produtos manufaturados e comprar os produtos agrícolas da região. Porém, a Companhia de Comércio do Maranhão era ineficiente: não comprava toda a produção agrícola, vendia produtos manufaturados de péssima qualidade (e com preços elevados), além de ficar com o monopólio do comércio e de entregar os escravos em número insuficiente aos proprietários rurais, gerando, assim, descontentamento geral (nos comerciantes, nos fazendeiros e na população em geral). Todo esse descontentamento causou a revolta (liderada pelos irmãos Beckman). 

Resultado: num primeiro momento, a revolta deu resultados positivos, pois os revoltosos conseguiram tomar São Luis (prenderam o governador interino e saquearam os depósitos da Companhia de Comércio do Maranhão),  mas depois fracassou (foi derrotada por tropas enviadas por ordens de Portugal), Tomás foi preso e Manuel foi enforcado (junto com Jorge Sampaio, outro líder do movimento). 
Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »