Guerra dos Mascates: Resumo

guerra dos mascates resumo participantes líderes resultados significado



Neste resumo, nós vamos falar tudo o que você precisa saber sobre a Guerra dos Mascates (causas, participantes, resultado, desfecho). Ela foi uma revolta nativista do período colonial. 


Guerra dos Mascates


Local: Pernambuco (Olinda e Recife)
Quando ocorreu:1710 e 1711

Participantes:
senhores de engenho de Olinda X comerciantes de Recife (mascates)

Motivo:
autonomia de Recife do controle de Olinda (além das rivalidades entre as duas)

Como terminou:
Recife ganhou autonomia política e administrativa de Olinda



Recife era uma vila administrada por Olinda e, naquela época, havia muita rivalidade entre os mascates (os comerciantes de Recife) com os senhores de engenho de Olinda, principalmente pelo fato de os senhores de engenho estarem numa situação econômica ruim e deverem dinheiro aos mascates. 

Então, em 1770 Portugal resolve transformar Recife numa vila independente de Olinda, ajudando, assim, os mascates, que eram descendentes de portugueses e defendiam a autonomia administrativa e política de Recife. Os senhores de engenho de Olinda não concordam com isso e invadiram Recife, iniciando a guerra. 

Como terminou: os olindenses não concordaram com a independência de Recife e a invadiram, iniciando a guerra. Os mascates reagiram, prolongando a guerra, até que Portugal interveio, tentando conciliar os dois lados. No fim, Recife continuou sendo vila independente de Olinda, tendo autonomia administrativa e política.

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »