Guerra dos Emboabas: Resumo

guerra dos emboabas resumo causas líderes local objetivo desfecho consequencias

Neste resumo, nós vamos falar tudo o que você precisa saber sobre a Guerra dos Emboabas (local, causa, líderes, quem participou, como terminou, etc). Ela foi uma revolta nativista do período colonial. 

Guerra dos Emboabas


Local: região de Minas Gerais
Quando ocorreu:1708 e 1709
Quem participou: paulistas X emboabas
Motivo: disputa pelas minas de ouro
Como terminou: derrota dos paulistas

Líderes:
Manoel de Borba Gato (no lado dos paulistas)
Manuel Nunes Viana (no lado dos emboabas)

***

Os bandeirantes paulistas encontraram minas de ouro na atual região de Minas Gerais e, por causa disso, eles se achavam no direito de explorá-las de modo exclusivo, já que foram eles quem as encontraram primeiro. Porém, a descoberta do ouro acabou atraindo forasteiros (chamados de emboabas) de todas as partes da colônia (portugueses, pernambucanos, baianos), gerando conflitos que culminaram na Guerra dos Emboabas (paulistas e emboabas disputando as minas).

Desfecho: os emboabas se saíram vitoriosos, vencendo várias batalhas e encurralando os paulistas. Por conta disso, os paulistas se viram forçados a se renderem, firmando um acordo de paz (se renderiam em troca da liberdade). Os emboabas, porém, não cumpriram o acordo e mataram todos os paulistas depois de eles se renderam (por causa disso, o local dessas mortes ficou conhecido como Capão da Traição).
Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »