Idade Moderna: resumo, principais acontecimentos e características

idade moderna resumo principais acontecimentos




A Idade Moderna é o período compreendido entre a Idade Média e a Idade Contemporânea, que vai de 1453 (Tomada de Constantinopla) até 1789 (Revolução Francesa). 

Principais Acontecimentos e Características da Idade Moderna


Absolutismo, Mercantilismo, Renascimento e Iluminismo

Com o fim do Feudalismo (sistema econômico da Idade Média), surge, na Idade Moderna, o Absolutismo (sistema político) e o Mercantilismo (sistema econômico).

No Absolutismo, o poder político se concentra nas mãos dos monarcas (reis) e isso faz surgir os Estados Modernos (o primeiro Estado Moderno a se formar foi Portugal). Já o Mercantilismo é um sistema econômico que defende a ideia de acumulação de riquezas. Para ler mais sobre o Absolutismo e o Mercantilismo, clique aqui.

Na área da cultura, ocorreu o Renascimento, um um movimento cultural que retomou a cultura clássica greco-latina (fez "renascer" a cultura) e se caracterizava pelo racionalismo e pelo antropocentrismo, entre outras ideias. Para ler mais sobre o Renascimento, clique aqui.

O Absolutismo foi confrontado depois com o Iluminismo. O Iluminismo foi um movimento filosófico e intelectual que defendia ideias liberais (maior liberdade econômica) e criticava o Absolutismo e o poderio da Igreja Católica (que vinha desde os tempos medievais). A Revolução Francesa foi consequência do Iluminismo (e marca o fim da Idade Moderna). 

Reforma Protestante e Contrarreforma

A Igreja Católica foi a instituição mais poderosa durante a Idade Média, exercendo grande influência e poder sobre a sociedade. Agora, na Idade Moderna, a Igreja precisa lidar com a Reforma Protestante, um movimento iniciado por Lutero que tinha como objetivo protestar contra a Igreja Católica, já que muita gente estava insatisfeita com os seus abusos. Em resposta à Reforma Protestante, a Igreja Católica reagiu com a Contrarreforma.

Para ler mais sobre a Reforma Protestante e a Contrarreforma, clique aqui

Grandes Navegações 

É na Idade Moderna que ocorrem as Grandes Navegações. As grandes expedições marítimas são consequências do Mercantilismo (o sistema econômico da Idade Moderna).

Alguns conceitos importantes associados ao Mercantilismo e às Grandes Navegações: Pacto Colonial ou Monopólio Comercial (define as relações entre a colônia e a metrópole), Metalismo (a riqueza de um país é medida pela quantidade de metais preciosos que ele possui), Protecionismo (medidas tomadas pelo Estado para proteger sua economia da concorrência estrangeira) e Balança Comercial favorável (exportar mais do que importar). 



Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »